quarta-feira, 3 de agosto de 2016

NÍSIA FLORESTA: EXPOSIÇÃO APRESENTA RELEITURA DA HISTÓRIA DO RN

Desde a última segunda-feira  (dia 1° de agosto), o Museu Nísia Floresta, está  expondo em sua galeria de artes visuais a Mostra sobre a HISTÓRIA DO RN ILUSTRADA, que possui a curadoria do professor e artista plástico Luiz Elson Dantas.
Luiz Elson Dantas - o curador da Mostra.
Está série integrou a Caravana do RN: 500 anos de História, um projeto que contou com o apoio da Eletrobras e percorreu diversas cidades do interior do Estado durante as comemorações do quincentenário do Brasil.

A mostra foi uma produção coletiva do Grupo de Pesquisa e Estudo de Histórias em Quadrinhos – GRUPEHQ e reúne o trabalho dos artistas gráficos, Emanuel Amaral, Luiz Elson Dantas, Márcio José e Carlos Alberto, que transportaram para as telas momentos marcantes da história e da cultura potiguar - da pré-história aos dias atuais. A pesquisa histórica foi realizada por Emanuel Amaral e Alcides Sales, integrantes e fundadores do GRUPEHQ.


Público internacional prestigia a abertura da Exposição.
Estudantes de Medicina e de Enfermagem da Turquia e da Mongólia em intercâmbio no Brasil estiveram no Museu Nísia Floresta e prestigiaram a abertura do evento, na tarde do dia 1º de agosto. 
Os estudantes foram recepcionados ao som da capoeira tocada pelo grupo CECAPO – Centro de Ensino da Capoeira de Nísia Floresta, parceiro domuseu, sob a coordenação do Mestre Robson Bezerra. Na sequência, conheceram a história de vida e obra da ilustre escritora e primeira feminista brasileira, Nísia Floresta e, em seguida, conheceram a Exposição HISTÓRIA DO RN ILUSTRADA.
A interprete traduz a apresentação de Elson durante a visita guiada.
A coletânea pertence ao acervo permanente da Gibiteca Potiguar do Centro Cultural e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa, localizado na Zona Norte de Natal.
Está é mais uma Mostra que passa a integrar o circuito de exposições itinerantes de Artes Visuais promovidas pela RPTV, dentro das ações do projeto Escola no Museu. 

Atualmente já pertencem a este circuito, o Museu Nísia Floresta, oCentro Cultural e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa e aGaleria de Artes Visuais PHG, localizada nas dependências da Escola Municipal Prof. Humberto Gama, em Currais Novos. A Coordenação do circuito é de responsabilidade do historiador e artista gráfico, Beto Potyguara. 

Esta iniciativa surgiu de uma demanda das ações da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural – projeto fruto da parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a ONG CECOP – que estimula a produção cultural e a formação de público nas mais diversas áreas das
artes visuais e da museologia social. 

Serviço:
Exposição: História do RN Ilustrada.
Período: de 1° de agosto a 1° de setembro.
Horário: terça a quinta, das 8h às 11h, e das 13h30m às 17h.
Local: MUSEU NÍSIA FLORESTA, Praca Coronel José de Araújo, 135, Centro,
Nísia Floresta/RN.
Acesso: gratuito.
Informações: (84) 98762-2916/ 99950-4984
Classificação indicativa: livre

FONTE: RPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário